Quem SOMOS

Minha foto
Araras, São Paulo, Brazil
Uma associação civil com fins não econômicos, de natureza não governamental, constituindo-se como pessoa jurídica de direito privado, sem qualquer vinculação a partido político ou crença religiosa. Temos como objetivo ser instrumento de união entre todas as pessoas, sejam elas Héteros, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis ou Transexuais na luta pela conquista da Plena Cidadania, e na garantia dos nossos Direitos Humanos. Estamos de portas e corações abertos pra VOCÊ! Contatos : (19) 96595453 e (19) 91646016 (Duda) (19) 84067808 (Rodrigo) E-mail: ongsomoslgbtararas@hotmail.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ação Municipal e dia de "Combate a Homofobia"


Dia 17 de maio é o dia municipal de combate à homofobia!

Estamos organizando uma plafletagem na praça Barão a partir das 12h e convidando todos e todas para uma Mostra de Curtas-metragem que acontecerá na Biblioteca Municipal a partir das 19h30.

Vamo que vamo pessoal!

Abaixo, mais infos! Até lá!

Desde o início da década de 1980 tem aumentado no Brasil um fortalecimento da luta pelos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT). Associações e grupos ativistas se multiplicam pelo país. Atualmente existem cerca de 140 grupos em todo o território nacional.

A Lei Municipal 4.204/2008 institui em Araras o Dia Municipal de Combate à Homofobia, lembrado mundialmente por ser o dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou do Código Internacional de Doenças (CID) a homossexualidade como um transtorno mental declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

O Estado de São Paulo conta com a Lei Estadual nº 10.948/2001 que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual, sendo passível de punição toda e qualquer manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra a população LGBT.

Atuando em áreas como a saúde, a educação e a justiça, os homossexuais brasileiros organizados têm enfrentado a histórica situação de discriminação e marginalização. Além da luta por reconhecimento de seus legítimos direitos civis, sociais e políticos, sua atuação tem se desdobrado em um engajamento no enfrentamento à mobilização em torno da luta contra o HIV/AIDS e no combate à violência.

A violência letal contra homossexuais - e mais especialmente contra travestis e transgêneros - é uma das faces mais trágicas da discriminação por orientação sexual ou homofobia no Brasil. Centenas de gays, travestis e lésbicas foram assassinados no país e muitos deles morreram exclusivamente pelo fato de manifestar publicamente sua orientação sexual e afetiva.

A homofobia é uma violência que envolve desde familiares, vizinhos, colegas de trabalho ou de instituições públicas como a escola, até as forças armadas, a justiça ou a polícia. Pesquisas recentes sobre a violência dão uma ideia mais precisa sobre as práticas silenciosas e cotidianas da homofobia, que englobam a humilhação, a ofensa e a extorsão.

A luta contra a homofobia sinaliza à sociedade brasileira que, enquanto existirem cidadãos cujos direitos fundamentais não forem respeitados por razões relativas à discriminação por orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política, não se poderá afirmar que a sociedade brasileira seja justa, igualitária, democrática e tolerante.

Com informações do Ministério da Saúde – Governo Federal: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário